segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governador Celso Ramos - 02

Mais duas praias deste lugar lindo e bucólico:
Fazenda da Armação e Armação da Piedade

Site: http://www.praiassantacatarina.com.br
A Fazenda da Armação é uma baia de mar naturalmente calmo, onde ficam ancorados os barcos de pesca dos moradores locais. Pelas areias das praias que formam a baía, encontram-se vários ranchos onde os pescadores abrigam seus barcos e que também servem como estaleiros.
A faixa de areia da baía tem uma extensão de aproximadamente 2 Km e divide-se em duas praias. A maior, a oeste, é a Praia da Fazenda da Armação. A leste está a Praia da Camboa (ou Gamboa). Ambas constituem uma povoação pesqueira, cercada por muito verde e de um aspecto bucólico encantador.
A Armação da Piedade fica na ponta da baía da Fazenda da Armação e foi onde começou a colonização de Governador Celso Ramos, por volta de 1743, impulsionada pela pesca de baleias na região. A praia foi escolhida para a construção de um dos maiores núcleos de armação baleeira de toda a Santa Catarina. As instalações foram concluídas três anos mais tarde e utilizadas para a extração do óleo de baleia, até o declínio da atividade, em meados do século XIX. Toda essa história faz do lugar o mais fascinante de Governador Celso Ramos.
O destaque da Armação da Piedade fica por conta da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a primeira obra em Santa Catarina construída com óleo de baleia no Século XVIII.
Atualmente, com aproximadamente 150 metros, é uma praia indicada para banhistas. É muito freqüentada durante a temporada por famílias que procuram um lugar calmo e sossegado para suas crianças brincarem e se divertirem com segurança. Hoje o vilarejo é mantido por moradores e pescadores que conservam os aspectos tradicionais da pesca artesanal. Possui muita sombra à beira-mar, convidando à visita sem pressa. Um espetáculo à part é o voo rasante de animais exóticos como tucanos selvagens.










Um comentário:

Para inserir um comentário
escolha a opção "Anônimo"
mas, por favor, identifique-se no texto.
Obrigada